Vírus do Nilo Ocidental é detectado pela primeira vez em MG

Foto Notícia

Pesquisadores do IOC /Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz) detectaram pela primeira vez o vírus do Nilo Ocidental em Minas Gerais. As mostras analisadas, coletadas de cavalos que adoeceram entre 2018 e 2020, também confirmaram a presença do vírus no estado e a circulação viral no Piauí e em São Paulo.

Assim como o conhecido vírus da febre amarela, o vírus do Nilo Ocidental é transmitido a aves silvestres através da picada de mosquitos infectados, principalmente os do gênero Culex, popularmente conhecidos como pernilongos ou muriçocas. Acidentalmente, outros animais e seres humanos podem contrair a doença, chegando a desenvolver quadros graves, com risco de morte.

Além de se infectar ao picar aves infectadas, os insetos transmitem o microrganismo para as próximas gerações de mosquitos. Os cavalos, assim como as pessoas, podem ser infectados, mas não transmitem a doença.

"O cavalo é a principal epizootia e atua como sentinela para a doença. Esclarecer os casos suspeitos é importante para detectar a presença do vírus na região e prevenir a transmissão para os rebanhos equinos e as pessoas", afirma o coordenador do estudo, o pesquisador do Laboratório de Flavivírus do IOC, Luiz Alcantara.

Os cientistas também fizeram o sequenciamento do genoma completo dos microrganismos nos três estados. Os resultados foram divulgados em artigo.


A Max Cirúrgica

Importação e Distribuição

Nosso extenso catálogo de produtos apresenta diversidade com marcas reconhecidas pela qualidade e eficácia, atendendo a necessidades de todas as especialidades médicas.

Nossos Contatos
LOCALIZAÇÃO

Porto Alegre - RS - Rua Dr. Campos Velho, 1700 Cristal  - CEP 90820-000

TELEFONES

Porto Alegre - RS: (51) 3249-0141 | (51) 98137-4769
Florianópolis - SC: (51) 98137-4769
Curitiba - PR: (51) 98137-4769

A maior e mais completa linha de soluções para médicos e hospitais.

LOCALIZAÇÃO

Rua Dr. Campos Velho, 1700 Cristal.

Clicando em "Aceito todos os Cookies", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site.